As últimas semanas do mês de julho foram marcadas por um grande passo no Projeto Fortalece Sociobio. Oriundo do Convênio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – foi pleiteado pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses – Conlagos – tem por objetivo valorizar o meio rural a partir dos produtos, serviços e processos associados à sociobiodiversidade das comunidades rurais. No Maranhão, o projeto atua na estruturação da cadeia produtiva do babaçu que é a terceira maior força produtiva do estado, agregando valor aos produtos e gerando renda para agricultores familiares.
Apesar do enorme potencial e importância do coco babaçu para geração de renda, dinamização da economia da agricultura familiar no Maranhão, os produtos oriundos do babaçu, como óleo e azeite, ainda não possuem o devido reconhecimento dos valores sociais, culturais e ambientais envolvidos em seu modo de produção. Desse modo, os municípios de Bacurituba e Cajapió receberam a aplicação do módulo II que diz respeito a gestão empresarial, cooperativismo e planejamento de grupos de trabalho.
Durante a programação, as quebradeiras de coco dos respectivos municípios receberam informações esclarecedoras de planejamento da produção, auxilio nas vendas, implementação de estratégias para tornar o produto vendável com obtenção de lucro além de valorizar a origem dos alimentos e produtos ofertados, buscando assim o fortalecimento da organização e gestão dos empreendimentos comunitários, aumentando seu reconhecimento perante o público consumidor e potencializando sua inserção em novos mercados. O projeto vai beneficiar diretamente 425 (quatrocentos e vinte e cinco) quebradeiras de coco babaçu e seus grupos familiares dos municípios de Viana, Matinha, Cajapió, Bacurituba e Vitorino Freire.